Perguntas frequentes


O que é a LAWRA?

A LAWRA é uma plataforma online que permite ao utilizador pesquisar e encontrar um Advogado(a) para aconselhamento jurídico, a qualquer hora e onde quer que esteja, podendo ainda escolher o meio através do qual pretende ver esse serviço prestado.


O que significa LAWRA?

LAWRA é o acrónimo de 3 vocábulos ingleses "LAW", "Reasonable" e "Affordable", que se poderá traduzir por Direito Sensato e Acessível.


Porquê a LAWRA?

A LAWRA, enquanto plataforma web ao serviço de todos, nasceu da necessidade de se colmatar uma lacuna no acesso ao direito, de forma intuitiva, ao alcance de todos independentemente do momento e lugar em que se verifique a necessidade. Por isso não será descabido falar-se numa democratização do acesso ao direito.


Qual o slogan da LAWRA?

O nosso slogan é "just find a lawyer"


Quais os advogados que estão presentes na LAWRA?

A LAWRA é uma plataforma aberta a TODOS os advogados. Não é uma sociedade de advogados, nem tão pouco advogados que trabalhem associados, ou em conjunto. O(a) Advogado(a), enquanto profissional inserido numa estrutura societária (sociedade de advogados) ou em prática individual, na LAWRA actua numa relação directa com o cliente.<>/p>


Os serviços prestados na LAWRA são exclusivamente prestados por advogados?

  

Os serviços que a LAWRA visa facilitar o contacto são os de consulta/aconselhamento jurídico que, por serem actos próprios de advogados ou solicitadores, só podem ser prestados por profissionais habilitados inscritos na respectiva Ordem profissional (nalguns países também na respectiva Associação profissional).

Inicialmente plataforma LAWRA só permite que esse serviço seja disponibilizado por advogados.


Então e a LAWRA não presta serviços jurídicos?Nem através dos seus advogados?

A LAWRA não presta qualquer serviço jurídico, nem tão pouco tem advogados a trabalhar consigo que prestem esses serviços. Todos os advogados presentes na nossa plataforma são independentes e nada têm a ver com a LAWRA. Somos apenas um facilitador do contacto entre o(a) Advogado(a) e o(a) Cliente, sendo esse aconselhamento dado sempre e exclusivamente por esse profissional do direito. A ambos - Advogado(a) e Cliente - apenas lhes possibilitamos o meio para se ligarem.


A LAWRA pode-me aconselhar o(a) melhor Advogado(a)?

 

A escolha do(a) Advogado(a) é livre e da exclusiva responsabilidade do Utilizador da plataforma (cliente do(a) Advogado(a)). Limitamo-nos a exibir na plataforma as informações que necessita para em consciência e com total liberdade, escolher o(a) Advogado(a) que melhor se possa adequar à satisfação da necessidade do Cliente.


Qualquer pessoa pode ser Cliente LAWRA?

Sim, nem de outro modo poderia ser. Por desiderato constitucional o acesso ao Direito não pode ser discriminado (artº 20º da C.R.P.).


Como me inscrevo na página LAWRA como Cliente?

  

Poderá inscrever-se como Cliente indo ao topo direito de qualquer página da LAWRA, clicar onde diz "LOGIN" e selecionar posteriormente a opção "NÃO TEM UMA CONTA?   INSCREVA-SE".


Quais as formas que existem para me inscrever?

 

Poderá inscrever-se através de email, da sua conta Facebook ou conta Google


Que dados pessoais são obrigatórios na inscrição?

 

Independentemente do meio que utilize para se inscrever, os dados obrigatórios durante o processo de inscrição são o nome, sobrenome, n.º de telemóvel e email. Adicionalmente também lhe será solicitada a sua data de nascimento exclusivamente para efeitos de verificação se é maior de 18 anos.


Terei de facultar / preencher mais algum dado para além dos que são solicitados na inscrição?

Efectivamente e por obrigatoriedade legal, se for cidadão português ou de qualquer outro país que tenha número de identificação fiscal (NIF) terá de o fornecer, exclusivamente para fins de facturação pelo(a) Advogado(a) dos serviços que este lhe prestar na plataforma LAWRA.


Esses dados estão seguros?

Qualquer dado inserido pelo utilizador ou pelo(a) Advogado(a) é recolhido e será armazenado e em total cumprimento com novo RGPD (Regulamento Geral de Protecção de Dados). Diferenciamos as contas do Cliente e do(a) Advogado(a) para maior segurança.

De resto, a segurança que impomos à conta do(a) Advogado(a) é a mesma que impomos à conta de Cliente, a única coisa que muda é a quantidade de informação que um e outro pode e / ou deve facultar.


Que garantias tenho que os meus dados não serão cedidos a terceiros?

A LAWRA garante que todos os dados por si fornecidos serão utilizados apenas para os fins para o qual foram solicitados e exclusivamente tendo em vista o correcto funcionamento da plataforma, nunca sendo fornecidos a terceiros, com excepção dos seus dados fiscais onde se incluem os seu título, nome, sobrenome, morada e NIF, que serão enviados ao Advogado que lhe prestar o serviço logo após este o iniciar.


Então o meu número de telemóvel nunca será visível para o Advogado? E o meu email?

Nenhum dado para além dos mencionados acima será disponibilizado ao Advogado. A plataforma está construída no sentido de proteger a sua privacidade, nomeadamente o seu número de telemóvel e o seu email, sendo que o contacto entre o Cliente e o(a) Advogado é "mascarado" com um número LAWRA.


Como me inscrevo na LAWRA com o meu email?

Poderá inscrever-se com o seu email indo ao topo direito de qualquer página da LAWRA, clicando onde diz "LOGIN" e selecionar posteriormente a opção "NÃO TEM UMA CONTA?   INSCREVA-SE".

Deverá preencher os dados solicitados como o nome, sobrenome, n.º de telemóvel e email e escolher uma password e confirmar essa password.

Deverá confirmar ter mais de 18 anos e aceitar os nossos termos e condições utilizando para tal a checkbox.

De seguida receberá um link de confirmação no email com o qual se registou. Tem de clicar nesse link para poder confirmar o seu email e activar a sua conta, caso contrário não lhe será possível fazer login.

De futuro e sempre que queira fazer login, deverá ir ao topo direito de qualquer página da LAWRA e clicar onde diz "LOGIN", preencher com o seu email e password e clicar em "ENTRAR".


Como me registo na LAWRA com a minha conta Facebook?

 

Poderá inscrever-se com a sua conta Facebook indo ao topo direito de qualquer página da LAWRA, clicando onde diz "LOGIN" e selecionar posteriormente a opção "NÃO TEM UMA CONTA?   INSCREVA-SE".

Aí deverá selecionar o botão "INSCREVER-SE COM O FACEBOOK". Após isso será encaminhado para uma página do Facebook, onde será convidado ou a fazer login, sendo posteriormente encaminhado para a página da LAWRA novamente.

Como poderá verificar, o campo nome, sobrenome e email foram extraídos da sua conta Facebook, pelo que só tem de preencher os restantes dados em falta, como sejam, nº de telemóvel, password e confirmar password.

Deverá confirmar ter mais de 18 anos e aceitar os nossos termos e condições utilizando para tal a checkbox.

Após isso, ficará automaticamente logado podendo desde logo começar a utilizar a plataforma e procurar o advogado que mais se adequa à sua pretensão.

  

Como me registo na LAWRA com a minha conta Google?

Poderá inscrever-se com a sua conta Google indo ao topo direito de qualquer página da LAWRA, clicando onde diz "LOGIN" e selecionar posteriormente a opção "NÃO TEM UMA CONTA?   INSCREVA-SE".

Aí deverá selecionar o botão "INSCREVER-SE COM O GOOGLE". Após isso será encaminhado para uma página do Google, onde, será convidado a fazer login com a sua conta Google, ou no caso de já estar logado, seleccionar a conta com a qual seja possível fazer login, sendo posteriormente encaminhado para a página da LAWRA novamente.

Como poderá verificar, o campo nome, sobrenome e email foram extraídos da sua conta Facebook, pelo que só tem de preencher os restantes dados em falta, como sejam, nº de telemóvel, password e confirmar password.

Deverá confirmar ter mais de 18 anos e aceitar os nossos termos e condições utilizando para tal a checkbox.

Após isso, ficará automaticamente logado podendo desde logo começar a utilizar a plataforma e procurar um advogado que mais se adequa à sua pretensão.


A LAWRA tem acesso à minha conta Google, aos meus emails?

  

Não, a única informação a que temos acesso é ao email registado na conta Google e ao seu nome.


Esqueci-me da minha password e agora?

Poderá solicitar uma nova password indo ao topo direito de qualquer página da LAWRA, clicando onde diz "LOGIN" e selecionar "ESQUECEU-SE DA SUA PASSWORD".

Aí será aberta uma nova página onde deverá inserir o email cuja password se esqueceu e que se encontra inscrito na LAWRA clicando de seguida no botão "ENVIAR LINK".

Receberá em alguns segundos uma mensagem no seu email com um link para poder solicitar a nova password.

Ao clicar nesse link abrirá uma nova página onde deverá inserir o email associado à password que foi solicitada, juntamente com a nova password que escolher e a confirmação desta, ficará imediata e automaticamente logado.


Não consigo recuperar a minha password. Porquê?

Se não consegue recuperar a sua password certamente é porque:

- O email que está a utilizar para solicitar a sua password não é o que está registado na LAWRA.

- O link que está a utilizar já foi solicitado há demasiado tempo e/ou a password já foi alterada com a utilização desse mesmo link pelo que deverá solicitar novo link de recuperação de password.


Acho que alguém entrou na minha conta. Como faço?

Deverá imediatamente entrar em contacto connosco utilizando o nosso email hello@lawra.com descrevendo os factos, sendo que responderemos com a máxima brevidade.


O que é o Dashboard, como acedo e qual a sua finalidade?

O Dashboard é um painel de controle das sua actividade, digamos que é a landing page da sua área reservada. Lá vai poder consultar todas as informações que dizem respeito às suas consultas pendentes e/ou confirmadas por realizar, podendo ainda verificar advogados  que lhe podem interessar e artigos de blog

É também lá que se localizam no lado esquerdo (passaporte do cliente) algumas das funções mais importantes da plataforma, como seja poder alterar os dados da sua conta (minha conta), agendar consultas com e sem agendamento e ainda alterar a sua fotografia para, se assim o quiser, o Advogado possa "ver" com quem fala.

Para aceder ao seu dashboard, basta clicar no lado superior direito do ecrã, junto ao seu nome e fotografia (ou avatar, caso não tenha colocado nenhuma), e seleccionar dashboard, bastando para tanto apenas  estar logado.


Mas afinal o que é isso do passaporte do cliente?

O passaporte do Cliente é a coluna que existe do lado esquerdo da landing page da sua área privada, ou se preferir do seu dashboard, digamos que é o local onde terá os links mais importantes para poder personalizar a sua conta, ou para agendar consultas, com ou sem agendamento.


Que links são esses que posso visitar a partir do Dashboard?

São "ALTERAR FOTO", "A MINHA CONTA" ; "FALAR JÁ" ; "AGENDAR UMA CONSULTA"


Como posso alterar a minha foto? Ela ficará visível para o público? Quem tem acesso a ela?

Para alterar a sua foto terá de selecionar no passaporte do cliente, quando estiver no Dashboard, o botão "ALTERAR FOTO", abrindo-se de seguida uma janela que poderá utilizar para arrastar a foto pretendida ou selecionar uma foto que pretende, procurando-a no seu computador. A foto fica visível apenas para o advogado(s) com quem pretender ter a consulta e só desde o momento do seu agendamento até à prestação do serviço em si.


Que informações posso configurar na MINHA CONTA?

Pode configurar a sua informação pessoal como seja nome,  sobrenome,  data de nascimento (esta só é possível de alterar duas vezes por questões de segurança) e dados de facturação como sejam o número de contribuinte e morada de facturação.

Pode ainda "ALTERAR A SUA PASSWORD" ou "APAGAR A SUA CONTA NA LAWRA"


Para que precisam de saber o meu título académico ou profissional?

Porque essa informação, a par do seu nome, será transmitida ao Advogado este poderá melhor desempenhar o seu trabalho adoptando um discurso e uma linguagem mais consentâneas com o presumido entendimento do interlocutor que o está a consultar.


Porque razão alguns dos dados não podem ser alterados?

Dados como o seu "email" e data de nascimento", uma vez introduzidos não poderão mais ser alterados por questões de segurança e para evitar que um utilizador tenha mais que um conta LAWRA.

Relativamente à data de nascimento, esta poderá ser alterada apenas 2 vezes e para o caso de se enganar a digitar algum dos campos, sendo que neste caso, esta limitação existe para evitar que pessoas menores de idade possam se registar na plataforma.


Não consigo gravar a informação relativa ao meu "número de contribuinte?

Essa situação pode estar a acontecer por algum dos seguintes motivos:

- Digitou erradamente o seu número de contribuinte.

- O seu número de contribuinte já está registado na n/ plataforma, num outro utilizador.

- O País que seleccionou está a impedir a verificação do correcto número de contribuinte. Se o número contribuinte que está a utilizar não é Português, deverá seleccionar o País de facturação de acordo com o número de contribuinte introduzido, já que essa verificação é feita automaticamente pelo sistema.


Quero alterar a minha password, como faço ?

- Faça Log-in.

- Uma vez feito Log-in, no seu passaporte do lado esquerdo, clique no botão verde "A MINHA CONTA".

- No fim da página, clique em "DESEJA ALTERAR A SUA PASSWORD?".

- Preencha a nova password que desejar.

- Relembramos-lhe que a sua password deve conter pelo menos 6 caracteres, composta por letras em maiúsculas e/ou minúsculas, números e/ou caracteres especiais.


Posso eliminar a minha conta na LAWRA?

Sim pode. Para eliminar a sua conta na LAWRA terá de:

- Fazer Log-in.

- Uma vez feito Log-in, no seu passaporte do lado esquerdo, clique no botão verde "A MINHA CONTA".

- No fim da página, clique em "DESEJA ELIMINAR A SUA CONTA NA LAWRA?".

- Preencha o seu email e a password que costuma utilizar para entrar na sua conta, caso não se lembre da sua password poderá criar uma nova, fazendo logout da sua conta e seleccionar "ESQUECEU-SE DA SUA PASSWORD", na página de login da plataforma.

- Uma vez criada a nova password já poderá inserir esses dados no "DESEJA ELIMINAR A SUA CONTA NA LAWRA?", juntamente com o seu email.

- Abrir-se-á uma janela a solicitar a sua confirmação para apagar a sua conta, informando que todos os seus dados serão definitivamente eliminados, perdendo-os para sempre.


Se eliminar a minha conta, perco mesmo tudo?

Sim, ao eliminar a sua conta na LAWRA, deixa de existir para nós enquanto utilizador, digamos que é um direito que lhe assiste, o direito ao "esquecimento".

Nunca mais poderemos recuperar qualquer informação relacionada consigo, e/ou com os serviços que contratou com um advogado e/ou qualquer informação relativa a pagamentos que tenha efectuado na plataforma.

Toda e qualquer a informação relacionada com um utilizador eliminado, será permanentemente e definitivamente eliminada da nossa base de dados, pelo que, até para nós, qualquer recuperação é impossível.

Para os advogados que lhe prestaram o serviço apenas terão acesso aos emails aquando do agendamento da consulta, com o seus dados, sendo que a nível da plataforma em si, a informação que constará é de "utilizador eliminado".


Como posso pesquisar na LAWRA?

Pode pesquisar de duas maneiras:

- Na página principal da LAWRA.

- Estando com o login efectuado e no seu dashboard clicar na opção "AGENDAR", sendo reencaminhado para a página de pesquisa da LAWRA.


Que tipo de informação posso procurar na LAWRA?

Na LAWRA pode procurar por um(a) Advogado(a), afinando a busca por assunto, área de prática e localidade.


Então posso procurar especificamente por um(a) Advogado(a) em concreto?

Sim, pode. A LAWRA permite-lhe que pesquise por um qualquer Advogado(a) em Portugal, bastando que na barra de pesquisa onde diz "pesquisar por advogado ou assunto" coloque o nome do(a) advogado(a) que procura e clique no botão verde do lado direito "ENCONTRAR ADVOGADO".

No resultado da pesquisa deverá clicar no resultado obtido para poder aceder à página desse advogado e verificar toda a demais informação que lhe possa interessar.


Então mas o(a) Advogado(a) que seleccionei diz "O(a) Dr.(a).. ainda não activou a sua conta na Lawra." que quer isto dizer?

Efectivamente alguns advogados, por não conhecerem a plataforma ainda não se inscreveram na LAWRA, pelo que embora apareçam na pesquisa e tenham página própria, não têm qualquer informação sobre si mesmo, nem tão pouco podem prestar qualquer serviço online.

No entanto estamos a trabalhar activamente para que consigamos disponibilizar o máximo de advogados em todo o país. Não hesite enviar um pedido através do botão verde "ENVIAR PEDIDO" sendo que enviaremos de imediato o seu interesse ao Advogado em questão.


Como procuro por um Assunto? É que tenho um problema com o Estado e não sei o que pesquisar.

A LAWRA é a primeira plataforma direcionada verdadeiramente para os utilizadores, não precisa sequer de saber a que área do Direito pertence o sua dúvida ou problema. Basta pesquisar por um qualquer termo e seleccionar aquele que mais se adequa à sua situação. A LAWRA faz o resto do trabalho por si. Apresenta-lhe como resultado os advogados que tratam daquele assunto em concreto, para que efectivamente tenha um resultado de acordo com o que espera.

No entanto também pode pesquisar sobre a área de prática de um qualquer assunto, mas tenha em atenção que o(a) Advogado(a) que escolheu trata do assunto em específicamente quer ver tratado.


Quero procurar um(a) Advogado(a) perto de mim, ou numa localização específica. Como o encontro na LAWRA?

É muito simples, pode conjugar as pesquisas, por tema/assunto ou área de prática e por localidade, garantindo assim que encontra o(a) Advogado(a) que pretende e onde dele precisa.


Porque motivo não vejo os contactos do(a) Advogado(a) na LAWRA? Apenas vejo a morada.

A plataforma LAWRA foi pensada para proporcionar ao Cliente a possibilidade de falar com um Advogado, mas respeitando sempre a sua privacidade, sendo esse o principal motivo pelo qual não disponibilizamos qualquer contacto do Advogado


Que tipo de serviços podem disponibilizar os advogados na LAWRA?

- Consulta telefónica

- Consulta presencial

- Falar já com um advogado


Como posso pagar os serviços a disponibilizar pelos advogados na LAWRA?

- PAYPAL

- Referência Multibanco


Poderei pagar com cartão de crédito?

Sim, no PAYPAL poderá inserir o seu cartão de crédito com a máxima segurança. Se ainda não tem conta PAYPAL, crie uma e em menos de nada poderá começar a fazer os seus pagamentos com a máxima segurança na LAWRA.


Existe alguma diferença de custo para mim entre pagar com o PAYPAL ou com Referência Multibanco?

Não, não existem taxas escondidas. Não lhe será debitado qualquer valor relacionado com o meio de pagamento escolhido. O que vê é o que paga.


Porque é que alguns advogados oferecem por €25,00 mais minutos que outros?

O valor dos honorários é definido pelos advogados, estes decidem qual o preço hora que cobram pelos seus serviços e a LAWRA faz um rácio para os €25,00, daí alguns advogados oferecerem pelo mesmo valor mais minutos que outros.


A LAWRA também faz agendamentos através da sua linha telefónica 707 500 345?

Não a LAWRA não efectua qualquer agendamento por telefone.

A única forma de fazer um agendamento é através do nosso Website, lá poderá fazê-lo de forma simples rápida e segura.


Alguns advogados têm uma mensagem "indisponível" nos serviços de agendamento telefónico ou presencial com fundo cinza escuro, porquê?

O(a) advogado(a) é livre de optar se quer ou não prestar serviços através da nossa plataforma, alguns apenas optam por estar visíveis. Se um(a) Advogado(a) que especificamente gostaria de consultar não tem a opção do contacto que pretende, deverá seleccionar outro(a) Advogado(a) que disponibilize o meio que pretende utilizar.


O que é isso de consulta telefónica e qual o seu valor?

Na consulta telefónica irá poder falar com um(a) Advogado(a) que disponibilize esse serviço, tendo essa consulta uma determinada duração, que será o(a) Advogado(a) a definir. O valor será sempre de €25,00


Como posso então falar telefonicamente com um(a) Advogado(a)?

É muito simples! Poderá fazê-lo de duas forma, ou directamente na listagem da pesquisa, ou na página do(a) Advogado(a), bastando apenas que selecione o advogado que disponibilize esse serviço, sendo que neste caso apenas tem de clicar no botão "AGENDAR CONSULTA TELEFÓNICA" do lado esquerdo do perfil do advogado.

Posteriormente será redireccionado para outra página onde terá de:

- indicar 2 disponibilidades horárias distintas.

- verificar ou indicar (se for o caso) o número de telefone através do qual pretende ser contactado.

- fazer o pagamento por PAYPAL ou Referência Multibanco.


A consulta não é para mim, é para um amigo ou familiar, como faço?

Quando efectua um agendamento telefónico poderá alterar o número de telefone e nome que pretende associar à chamada a receber.


E depois? Como sou notificado da consulta telefónica?

Após o Advogado(a) confirmar em qual dos períodos por si indicado lhe é mais oportuno, a nossa plataforma informá-lo-á por email do horário em concreto em que se irá realizar a consulta.

Após isso só tem de estar atento ao telefone por si indicado aquando do agendamento e no horário estabelecido será contactado por um 808 que deverá atender para que possa falar com o(a) Advogado(a) em questão.


Não recebi nenhum email de confirmação do agendamento da consulta telefónica, porquê?

Não se preocupe!

Verifique no seu email, poderá estar no correio indesejado (SPAM).

No entanto também poderá consultar todos os seus agendamento, confirmados e por confirmar no seu dashboard.


Fantástico, o(a) Advogado(a) tratou-me pelo meu nome. Como é possível?

Quando enviamos a sua disponibilidade, damos-lhe também o seu nome de forma a que o(a) Advogado(a) o possa tratar como merece.


Mas e se não puder atender como faço?

Efectivamente, o simples facto de não atender não lhe dá o direito quer de ser contactado noutra altura, quer de cancelar e/ou receber qualquer reembolso. Aconselhamos sempre que atenda o telefone e que explique ao advogado os seus motivos para um eventual adiamento, sendo que caberá a este decidir o que fazer.


A chamada caiu e agora?

Não se preocupe, o advogado voltará a contactá-lo muito brevemente.


A chamada caiu e o(a) Advogado(a) nunca mais me ligou, e agora?

Se o(a) Advogado(a) não lhe voltou a ligar é porque certamente terminaram os minutos subscritos. Poderá voltar a agendar com o(a) Advogado(a) para de novo usufruir de mais minutos.


O(a) Advogado(a) durante a consulta telefónica pediu-e o meu contacto telefónico e/ou email. Devo dar-lhe?

Efectivamente não disponibilizamos qualquer contacto seu, quer seja telefónico, quer seja de email, por questões relacionadas com a privacidade e protecção dos seus dados pessoais, pelo que, pelos mesmos motivos não deverá dá-lo até ter uma consulta presencial com ele.

No caso de lhe ser solicitado qualquer um dos dados acima, agradecemos que nos informe para o nosso email hello@lawra.com para que possamos agir em conformidade.


Posso ser reembolsado da consulta telefónica?

O serviço de consulta telefónica permite o reembolso só no caso de nunca chegar a ser confirmada pelo(a) Advogado(a).

Após a confirmação da consulta pelo(a) Advogado(a), o reembolso passará a ser do critério deste.

Deverá enviar-nos um email para hello@lawra.com a solicitar o reembolso, pelo que lhe responderemos no prazo de 48h.


Onde e quando vou receber a minha factura da consulta telefónica?

Irá receber a factura/recibo ou "recibo verde" (da totalidade que pagou) do Advogado que prestou o serviço "consulta Telefónica", no prazo máximo de 5 dias úteis contados desde a prestação desse serviço.


A factura do serviço da consulta telefónica do(a) Advogado(a) vem com IVA?

Depende. Alguns advogados, por não se encontrarem abrangidos pelo regime do IVA, emitem factura sem IVA. No entanto esse procedimento é totalmente legal, sendo que esse documento tem a mesma validade contabilística que outro semelhante com IVA.


O que é isso de Consulta presencial e qual o seu valor ?

Na consulta presencial irá poder falar com um Advogado que disponibilize esse serviço, tendo essa consulta uma duração de 60 minutos. O valor, ao contrário do agendamento telefónico, será o(a) Advogado(a) a definir.


Como posso então agendar uma consulta presencial com um(a) Advogado(a)?

É muito simples! Poderá fazê-lo de duas formas, ou directamente na listagem da pesquisa, ou na página do Advogado, bastando apenas que selecione o advogado que disponibilize esse serviço, sendo que neste caso apenas tem de clicar no botão "AGENDAR CONSULTA PRESENCIAL" do lado esquerdo do perfil do(a) Advogado(a).

Posteriormente será redireccionado para outra página onde terá de:

- indicar 2 disponibilidades horárias distintas.

- fazer o pagamento por PAYPAL ou Referência Multibanco.


E depois? Como sou notificado da consulta presencial?

 

Após o(a) Advogado(a) confirmar em qual dos períodos por si indicado lhe é mais oportuno, a nossa plataforma informá-lo-á por email do horário em concreto em que se irá realizar a consulta.

Só tem de de estar no local indicado (escritório do(a) Advogado(a)) no dia e hora indicados no email de confirmação do Advogado.


Não recebi nenhum email de confirmação do agendamento presencial, porquê?

Não se preocupe!

Verifique no seu email, poderá estar no correio indesejado (SPAM).

No entanto também poderá consultar todos os seus agendamentos, confirmados e por confirmar no seu dashboard.


Então eu pago a consulta presencial na totalidade à LAWRA e depois não tenho de pagar mais nada ao Advogado?

O que está a pagar à LAWRA é o valor de 60 minutos de consulta presencial (no escritório) do(a) Advogado(a), ou seja se a consulta não se prolongar para além desse tempo nada mais terá a pagar. A LAWRA encarrega-se de fazer chegar os honorários devidos ao Advogado.

Se ultrapassar os 60 minutos de consulta, caberá ao Advogado decidir se e qual o valor que cobrará pelo tempo extra, pelo que deve disso informar-se logo no início da consulta, por forma a evitar qualquer equívoco. O mesmo se aplica no caso do(a) Advogado(a) necessitar de realizar qualquer diligência.

Se existir qualquer valor extra a pagar, deverá fazê-lo directamente ao Advogado.


Mas e se não puder estar presente como faço?

Efectivamente, o simples facto de não estar presente na consulta não lhe dá o direito de cancelar o serviço e/ou receber qualquer reembolso. Aconselhamos sempre que, em caso de impossibilidade, nos informe com a maior brevidade para que possamos falar com o(a) Advogado(a), sendo que caberá a este decidir o que fazer.


Posso ser reembolsado na consulta presencial?

O serviço de consulta presencial só permite o reembolso se nunca chegar a ser confirmada pelo(a) Advogado(a).

Após a confirmação da consulta pelo(a) Advogado(a), o reembolso passará para o critério deste.

Deverá enviar-nos um email para hello@lawra.com a solicitar o reembolso, após o que lhe responderemos no prazo de 48h.


Onde e quando vou receber a minha factura da consulta presencial?

Irá receber a factura/recibo ou "recibo verde" (da totalidade que pagou) do(a) Advogado(a) que prestou o serviço no momento da realização da consulta presencial, ou noutro prazo que vier a acordar com o(a) Advogado(a).


Como posso voltar à página principal?

 

 

Para voltar à página principal, poderá a qualquer momento clicar no logo da Lawra no canto superior esquerdo. Todavia, durante a sua navegação no site, terá sempre oportunidade para voltar às páginas anteriores.


O que é isso de " Falar já" com um(a) Advogado(a)?

Este serviço como o próprio nome indica é um serviço urgente de contacto com um(a) Advogado(a). Neste serviço garantimos que irá falar com um(a) Advogado(a) que tentará ao máximo esclarecer as suas dúvidas, no entanto tem de estar ciente que:

- os advogados que aparecem na listagem deste tipo de serviço para que posteriormente os possa seleccionar, são escolhidos aleatoriamente pela LAWRA, sem qualquer critério, quer isto dizer que,

- poderá selecionar um Advogado que não esteja muito à vontade com o assunto que pretende ver resolvido e / ou esclarecido.

- poderá selecionar um(a) Advogado(a) que se encontre a centenas de Km de distância.


Qual o valor do "Falar já" com um(a) Advogado(a) e qual a duração da chamada?

O serviço "Falar já" tem um custo de €25,00 por 15 minutos de conversação.


Como posso então "Falar já" com um advogado ?

É muito simples! Poderá clicar ou na página inicial no botão laranja "Falar já", ou em qualquer página que tenha o símbolo laranja do "Falar já", ou ainda no seu dashboard do lado esquerdo no botão "Falar já".


Então e como funciona isso de "Falar já" com um(a) Advogado(a) ?

Após clicar no botão "Falar já" será direccionado para outra página onde terá de:

- verificar ou indicar (se for o caso) o número de telefone que pretende ser contactado

- fazer o pagamento por PAYPAL ou Referência Multibanco


E depois? Como funciona o serviço "Falar já"? Posso escolher o(a) Advogado(a)?

E depois? Como funciona o serviço "Falar já"? Posso escolher o(a) Advogado(a)?

Na Lawra é sempre você quem decide, nós apenas iremos informar os Advogados de que precisa de falar já e em 2 minutos irão começar a aparecer na tela do seu ecrã.

Esgotado esse tempo, apenas terá 1 minuto para seleccionar um deles,. No caso de não seleccionar nenhum, o sistema LAWRA escolherá um aleatoriamente.

Em segundos será contactado por um advogado e a chamada terá a duração máxima de 15 minutos.


Enganei-me e fechei a janela e agora?

Não se preocupe, na LAWRA pensámos em tudo. Se o sistema não tiver chegado a enviar nenhuma mensagem para os advogados, em breve (normalmente em alguns minutos) aparecerá no topo da sua página um alerta vermelho a indicar que tem um serviço "falar já" pago e não utilizado, devendo clicar nesse link.

No entanto, caso o sistema já tenha iniciado o envio de mensagens para os advogados não há nada que possamos fazer para reverter essa situação. Deverá ir de imediato à página do "falar já" de forma a ainda ir a tempo de selecionar um advogado daqueles que apresentam disponibilidade, caso contrário, o sistema selecionará um aleatoriamente.


Mas e se não puder atender a chamada no serviço "Falar já", como faço?

Efectivamente, o simples facto de não atender não lhe dá o direito, quer de ser contactado noutra altura quer de cancelar e/ou receber qualquer reembolso. Por se tratar do serviço "falar já", não existirá qualquer reembolso.


A chamada do serviço "Falar já" caiu e o(a) Advogado(a) nunca mais me ligou, e agora?

Se o(a) Advogado(a) não lhe voltou a ligar é porque certamente terminaram os minutos subscritos.

Poderá voltar a subscrever o serviço "falar já", no entanto não lhe garantimos que volte a aparecer o mesmo(a) Advogado(a) para ser seleccionado. Aliás a probabilidade de isso acontecer depende de muitos factores, pelo que é muito improvável que aconteça. Assim sugerimos que procure pelo nome do(a) Advogado(a) na LAWRA com quem falou e agende uma consulta com ele.


O(a) Advogado(a) durante o "Falar já"pediu-me o meu contacto telefónico e/ou email. Devo dar-lhe?

Efectivamente não disponibilizamos qualquer contacto seu, quer seja telefónico, quer seja de email, por questões relacionadas com a privacidade e protecção dos seus dados pessoais, pelo que, pelos mesmos motivos não deverá dá-lo até ter uma consulta presencial com ele.

No caso de lhe ser solicitado qualquer um dos dados acima, agradecemos que nos informe para o nosso email hello@lawra.com para que possamos agir em conformidade.


Posso ser reembolsado no serviço "Falar já"?

O serviço "falar já" por ser um serviço urgente não admite qualquer reembolso, pelo que a não utilização do serviço não dá direito a qualquer reembolso, excepto se vir no topo um alerta vermelho a indicar que tem um serviço falar já pago e não utilizado. Não devendo clicar nesse link caso pretenda ser reembolsado. Só nesse caso deverá enviar-nos um email para hello@lawra.com a solicitar o reembolso pelo que lhe responderemos no prazo de 48h.


Paguei o serviço "Falar já" e não me apareceu nenhum advogado e agora?

Por vezes os advogados podem estar ocupados noutras chamadas, pelo que solicitamos que volte a tentar clicando no alerta vermelho que aparece no topo da página, este alerta pode demorar até 5 minutos a aparecer, pelo que deve fazer refresh à sua página.

No caso de mesmo assim não conseguir falar com um(a) Advogado(a), só nos resta lamentar o sucedido e que caso pretenda poderá pedir o reembolso do valor pago.


Onde e quando vou receber a minha factura do serviço "Falar já"?

Irá receber a factura/recibo ou "recibo verde" (da totalidade que pagou) do(a) Advogado(a) que prestou o serviço "falar já" já no prazo máximo de 5 dias úteis contados desde a prestação desse serviço.


A factura do serviço "Falar já" do Advogado vem com IVA?

Depende. Alguns advogados, por não se encontrarem abrangidos pelo regime do IVA, emitem factura sem IVA. No entanto esse procedimento é totalmente legal, sendo que esse documento tem a mesma validade contabilística que outro semelhante com IVA.


O que são os BLOGS?

A LAWRA contribui para democratização do acesso ao direito o que também é notório na divulgação de blogs que alguns advogados alimentam. A Lawra pretende informar os seus utilizadores de todos os temas jurídicos que decorrem do dia à dia. A pesquisa é feita por tema, assim temos a certeza de que conseguirá sempre encontrar um artigo do seu interesse. Bem longe dos incansáveis textos jurídicos da gíria dos advogados aqui poderá ler artigos simples, de leitura rápida e alguns deles tratando de questões práticas quiçá semelhantes à sua.. Cada artigo detém uma previsão do tempo de leitura, não perca tempo! Ganhe tempo, manter-se informado é a base para se manter longe de problemas.


Quem pode publicar um artigo no blog?

Apenas os advogados podem publicar artigos no blog.


Que temas existem?

Como já referimos este é o primeiro blog jurídico pensado exclusivamente para o utilizador e por isso mesmo também queremos ser inovadores na forma como categorizamos os temas, divido-os assim por:

- Atualidade

- Bizarro

- Dinheiro

- Direitos

- Quotidiano

- Relacionamentos


A Lawra é responsável pelo conteúdo dos artigos publicados?

Uma vez que os advogados são profissionais acreditados e inscritos num Organismo que regula a sua actividade (Ordem dos Advogados), são totalmente responsáveis pelas suas considerações intelectuais. A Lawra em nada tem que ver com o conhecimento técnico do Direito, sendo apenas o meio para o fazer chegar até a um(a) Advogado(a). Just find a lawyer!


O que é a LAWRA?

A LAWRA é uma plataforma online que permite ao Advogado(a) prestar aconselhamento jurídico, a qualquer hora e onde quer que esteja, podendo ainda escolher o meio através do qual pretende ver esse serviço prestado.


O que significa LAWRA?

LAWRA é o acrónimo de 3 vocábulos ingleses "LAW", "Reasonable" e "Affordable", que se poderá traduzir por Direito Sensato e Acessível.


Porque a LAWRA?

A LAWRA, enquanto plataforma web ao serviço de todos, nasceu da necessidade de se colmatar uma lacuna no acesso ao direito, de forma intuitiva, ao alcance de todos independentemente do momento e lugar em que se verifique a necessidade. Por isso não será descabido falar-se numa democratização do acesso ao direito.

Para si que é Advogado(a), sabemos que muitas vezes tem dificuldade em fazer valer o seu trabalho, pois infelizmente o trabalho intelectual nem sempre é correctamente valorizado por aqueles que o procuram.

Talvez também por isso o número de casos de procuradoria ilícita tenha vindo a aumentar nos dias de hoje, na realidade todos sabemos que qualquer um se acha na capacidade de poder ser advogado(a) de si próprio(a) nem que seja no momento de fazer um contrato para a empregada doméstica lá da casa.

Estamos certos que com LAWRA vamos todos conseguir mudar mentalidades e sobretudo não deixar o ditado "mais vale prevenir do que remediar" cair no esquecimento.


Qual o slogan da LAWRA?

 

O nosso slogan é "just find a lawyer"


Quais os advogados que estão presentes na LAWRA?

A LAWRA é uma plataforma aberta a TODOS os advogados. Não é uma sociedade de advogados, nem tão pouco advogados que trabalhem associados, ou em conjunto. O(a) Advogado(a), enquanto profissional inserido numa estrutura societária (sociedade de advogados) ou em prática individual, na Plataforma da LAWRA actua numa relação directa com o cliente.


Os serviços prestados na LAWRA são exclusivamente prestados por advogados?

Os serviços que a LAWRA visa facilitar o contacto são os de consulta / aconselhamento jurídico que, por serem actos próprios de advogados ou solicitadores, só podem ser prestados por profissionais habilitados inscritos na respectiva Ordem profissional (nalguns países também na respectiva Associação profissional).

Inicialmente a Plataforma LAWRA só permite que esse serviço seja disponibilizado por advogados

.

Então e a LAWRA não presta serviços jurídicos? Nem através dos seus advogados?

A LAWRA não presta qualquer serviço jurídico, nem tão pouco tem advogados a trabalhar consigo que prestem esses serviços. Todos os advogados presentes na nossa plataforma são independentes e nada têm a ver com a LAWRA. Somos apenas um facilitador do contacto entre o(a) Advogado(a) e o(a) Cliente, sendo esse aconselhamento dado sempre e exclusivamente por esse profissional do Direito. A ambos - Advogado(a) e Cliente - apenas lhes possibilitamos o meio para entre si se ligarem.


A LAWRA pode aconselhar-me a um cliente?

Não a escolha do(a) advogado(a) é livre e da exclusiva responsabilidade do(a) utilizador(a) da plataforma (cliente do(a) advogado(a)). Limitamo-nos a exibir as informações que pretende disponibilizar, permitindo desta forma que o Cliente possa fazer as suas escolha em consciência e em total liberdade.


Tenho algumas dúvidas que a plataforma LAWRA não possa ser considerada angariação de clientela e /ou publicidade ilicita.

Se a LAWRA angaria clientela então fá-lo para todos os advogados, indiscriminadamente.

Consultámos alguns Ilustres Juristas e Advogados e todos foram unânimes de que a ratio legis do preceito que proíbe a angariação de clientela visa impedir a desigualdade de oportunidades entre advogados e evitar que através de meios pouco dignos para esta classe de profissionais essa desigualdade se instale e seja premiada. Ora, a LAWRA oferece a todos os Advogados, sem excepção, uma igualdade de oportunidade de trabalho com um cliente novo, através de uma Plataforma digna e isenta na qual o Advogado é prioritariamente seleccionado pelo cliente, ou quando assim não acontece pelo sistema informático, aleatoriamente. Quanto à questão da publicidade, a opinião daqueles técnicos é igualmente unânime no sentido de que a Plataforma LAWRA e / ou a LAWRA não constitui um meio de publicidade, mas tão só é um facilitador de contactos entre o cliente e o Advogado. Por outro lado aos Advogados da Plataforma LAWRA não é permitido que façam qualquer publicidade na plataforma, ou através da LAWRA, não obstante se possam distinguir uns dos outros de acordo com as áreas de prática que trabalham, especialidades que lhes sejam reconhecidas pela Ordem do Advogados, localização dos respectivos escritórios e até pelos honorários que cobram, porém a divulgação destes elementos distintivos é lícita à luz dos Estatutos da Ordem dos Advogados. Quanto à eventualidade da LAWRA enquanto empresa se promover e bem assim promover os seus produtos e serviços, designadamente através de meios publicitários, é absolutamente livre de o fazer adentro das regras que regem a publicidade em geral não estando minimamente abrangida pelas regras que regulam a publicidade dos Advogados.

Dir-se-á em jeito de conclusão que a conduta plasmada na Plataforma LAWRA em bom rigor é, nos domínios em apreço (angariação de clientela e publicidade ilícita), tão pacífica quanto algumas acções realizadas pelo Organismo regulador da actividade dos advogados v.g. quando por ocasião da apresentação do dia da consulta jurídica e no contexto da campanha da advocacia preventiva, a Ordem dos Advogados e a Páginas Amarelas celebraram um protocolo que visava, e passamos a citar, expressamente que "as Listas Telefónicas e o site da marca www.pai.pt passam a ser os veículos por excelência de procura e selecção de advogados", mais referindo que aquele "acordo permite a promoção da advocacia num mercado concorrencial, disponibiliza um veículo de comunicação massivo a todos os advogados em Portugal, contribuindo para a prestação de um ‘serviço público’ ao cidadão comum, na medida em que por via do acesso ao advogado se cumpre o direito constitucional de acesso ao direito e aos tribunais", ou ainda que esse "protocolo permite uma pesquisa organizada, enriquecida com conteúdos adicionais, que respeitam os princípios sobre publicidade previstos no estatuto da Ordem dos Advogados". Justificava-se então ainda que "a parceria conta com a participação conjunta das duas Entidades. A OA disponibiliza informação actualizada dos contactos dos advogados e sobre a prática da actividade em Portugal. Como complemento, a PA disponibiliza uma equipa de vendas preparada para contactar com os Advogados, o acesso ao site www.pai.pt com mais de 5 milhões de pesquisas mensais e um portfólio de 19 Listas Regionais que ascendem os 5,5 milhões de cópias distribuídas no país e 71 milhões de consultas anuais".

Diferenças, a existirem, só para melhor e devido às tecnologias que entretanto, naturalmente, evoluíram.


Verifiquei ao pesquisar pelo meu nome, já estou na LAWRA, como é possível?

Efectivamente na LAWRA já fizemos metade do trabalho por si, só precisa de reclamar o seu perfil e em menos de nada está apto a poder prestar a sua primeira consulta jurídica online.


Que dados estão colocados na plataforma de forma automática?

Nome profissional,cédula, data de inscrição na Ordem dos Advogados e morada


Quem vos deu autorização para colocarem os meus dados na vossa plataforma?

É nosso entendimento e dos vários Ilustres Advogados que consultámos e que nos assessoram que os dados disponibilizados são dados públicos por se encontrarem disponíveis para quem os quiser encontrar, em www.oa.pt pelo que a sua replicação neste website em nada belisca a protecção dos seus dados, já que por serem livremente acessíveis a quem os queira pesquisar deixam de ser dados pessoais.

Poderá discordar entendendo-os como dados pessoais e por conseguinte sujeitos a protecção, porém ainda assim e em abono da nossa tese milita o incontornável facto dos advogados não terem dado autorização à Ordem dos Advogados para os publicar.


Sim, mas eu tenho o direito ao esquecimento e a retirá-los do vosso website?

Efectivamente não só tem esse direito como lhe damos a possibilidade de o fazer sem delongas e/ou burocracias, basta apenas reclamar o seu perfil e uma vez feito o login, clique no botão "MINHA CONTA" no seu dashboard e no fim da página, clique em "DESEJA ELIMINAR A SUA CONTA NA LAWRA?". Conclua o processo e em menos de nada o seu perfil desaparecerá definitivamente.

Com tanta simplicidade, deixamo-lhe um desafio, tente retirar a sua informação profissional do website da Ordem dos Advogados, se é que não a autorizou a lá estar.


Uma vez eliminados os meus dados e a minha conta, se mudar de ideias posso voltar a inscrever-me na plataforma?

Sim claro, "no hard feelings". Na LAWRA é sempre bem-vindo, mesmo que pela segunda vez.


Sou Advogado(a), como me inscrevo na LAWRA?

O processo de registo de um Advogado(a) na LAWRA é um pouco diferente do resgisto de um utilizador, pois requer que o(a) Advogado(a) tenha a inscrição em vigor na Ordem dos Advogados pelo que em alguns casos, nomeadamente em profissionais que tenham activado há pouco tempo a sua cédula, a verificação poderá demorar até 72 horas.


Como verifico se já faço parte da LAWRA, e como reclamo o meu perfil?

Numa primeira abordagem pode pesquisar pelo seu nome profissional na página principal da LAWRA PRO www.lawra.com/homepro e verificar se foi encontrado algum resultado. No caso de ter sido encontrado o seu perfil, clique nele e uma vez aberto, clique no passaporte onde diz "RECLAMAR PERFIL GRATUITAMENTE"

Será encaminhado para uma outra página onde deverá inserir o seu nome profissional e a sua cédula.

Aí ao ser encontrado o seu perfil vai ser convidado a colocar o seu email (deverá inserir o email principal registado na Ordem dos Advogados) e o seu número de telemóvel (número este que irá ser utilizado para prestar as suas consultas online) devendo de seguida clicar em "COMEÇAR ADVOGAR NA LAWRA"

Irá receber imediatamente um email no endereço electrónico indicado (se este corresponder com o que se encontra registado na Ordem dos Advogados) com uma password que deverá utilizar para aceder à sua conta.


Ao verificar se faço parte da LAWRA dá-me a informação de "O seu perfil não foi encontrado" o que faço?

Verifique se escreveu o seu nome profissional e a cédula correctamente. No caso de continuar da informação se repetir deverá inserir os dados indicados e clicar em "SOLICITAR O REGISTO NA LAWRA"


Neste caso quanto tempo em média demora até poder começar a advogar na LAWRA?

O prazo máximo é de 72 horas, mas iremos tentar ser o mais breves possível.


E posso-me inscrever na LAWRA pelo Facebook ou pelo Google?

Não, a única forma de se inscrever é por email e como indicado anteriormente, no entanto se o seu email registado na Ordem dos Advogados estiver associado a alguma destas plataformas, pode passar a fazer login através delas.


Esqueci-me da minha password e agora?

Poderá solicitar uma nova password indo ao topo direito de qualquer página da LAWRA, clicando onde diz "LOGIN" e selecionar ESQUECEU-SE DA SUA PASSWORD".

Aí será aberta uma nova página onde deverá inserir o email cuja a password se esqueceu e que serviu à sua inscrição na LAWRA clicando de seguida no botão "ENVIAR LINK".

Receberá em alguns segundos uma mensagem no seu email com um link para poder solicitar a nova password.

Ao clicar nesse link abrirá uma nova página onde deverá inserir o email cuja password foi solicitada, juntamente com a nova password que deseja e a confirmação desta, ficando imediata e automaticamente.


Não consigo recuperar a minha password. Porquê?

Se não consegue recuperar a sua password certamente é porque:

- O email que está a utilizar para solicitar a sua password não é o que está inscrito na LAWRA.

- O link que está a utilizar já foi solicitado há demasiado tempo e/ou a password já foi alterada com a utilização desse mesmo link pelo que deverá solicitar novo link de recuperação de password.


Acho que alguém entrou na minha conta. Como faço?

Deverá entrar em contacto de imediato para o nosso email hello@lawra.com descrevendo os factos, sendo que responderemos com a máxima brevidade.


O que é o Dashboard, como acedo e qual a sua finalidade?

O Dashboard é um painel de controle das suas actividade, digamos que é a landing page da sua área reservada. Lá vai poder consultar todas as informações que dizem respeito às suas consultas pendentes e/ou confirmadas por realizar.

É também lá que se localizam do lado esquerdo (passaporte do(a) Advogado(a)) algumas das funções mais importantes da plataforma, como seja, poder alterar a sua fotografia (ALTERAR), os dados da sua conta (A MINHA CONTA), GERIR A SUA DISPONIBILIDADE nas consultas sem agendamento (falar já), definir se pretende ACTIVAR ou DESACTIVAR o agendamento com agendamento (consultas telefónicas e consultas presenciais), PUBLICAR UM ARTIGO NO BLOG, FAZER UPGRADE PARA O PLANO PLUS e verificar a sua CONTA-CORRENTE.

Para aceder ao seu dashboard, basta clicar no lado superior direito do ecrã, junto ao seu nome e fotografia (ou avatar, caso não tenha colocado nenhuma), e seleccionar dashboard, bastando para tanto apenas estar logado.


Mas afinal o que é isso do passaporte do Advogado?

O passaporte do(a) Advogado(a) é a coluna que existe do lado esquerdo da landing page da sua área privada, ou se preferir do seu dashboard, digamos que é o local onde terá os links mais importantes para poder personalizar a sua conta, definir se pretende ou não prestar determinado serviço.


Que links são esses que posso visitar a partir do Dashboard?

São "ALTERAR FOTO", "A MINHA CONTA" , "GERIR DISPONIBILIDADE" , "ACTIVAR/DESACTIVAR CONSULTAS PRESENCIAIS" , "ACTIVAR/DESACTIVAR CONSULTAS TELEFÓNICAS" , "PUBLICAR ARTIGO NO BLOG" , "FAÇA UPGRADE PARA O PLANO PLUS" "CONTA-CORRENTE"


Como posso alterar a minha foto? Ela ficará visível para o público? Quem tem acesso a ela?

Para alterar a sua foto terá de selecionar no passaporte do Advogado, quando tiver no Dashboard, o botão "ALTERAR FOTO", abrindo-se de seguida uma janela que poderá utilizar para arrastar a foto pretendida ou selecionar a foto que pretende ali colocar, procurando-a no seu computador.

A foto que escolher será aquela que ficará visível na sua página pessoal LAWRA (www.lawra.com/SeuNomeProfissional) e que também estará visível sempre que agendar uma consulta, inclusivé no "Falar Já".


Como posso alterar a minha foto? Ela ficará visível para o público? Quem tem acesso a ela?

Para alterar a sua foto terá de selecionar no passaporte do Advogado, quando tiver no Dashboard, o botão "ALTERAR FOTO", abrindo-se de seguida uma janela que poderá utilizar para arrastar a foto pretendida ou selecionar a foto que pretende ali colocar, procurando-a no seu computador.

A foto que escolher será aquela que ficará visível na sua página pessoal LAWRA (www.lawra.com/SeuNomeProfissional) e que também estará visível sempre que agendar uma consulta, inclusivé no "Falar Já".


O que é isso de página pessoal LAWRA? Como a posso criar?

A página pessoal LAWRA é criada automaticamente, pelo que não tem de se preocupar com isso. Cada Advogado(a) tem a sua e tivemos o cuidado que tivesse o seu nome profissional para que pudesse espalhar a palavra LAWRA mais além.

Procure o seu perfil e verá que a sua página é:

www.lawra.com/SeuNomeProfissional


Que informações posso configurar na MINHA CONTA?

Pode configurar praticamente tudo o que é importante para que um Cliente o escolha em consciência. Algumas informações a configurar podem não estar disponíveis no plano que escolheu, no entanto essa indisponibilidade somente ocorre na visualização desses dados pelo Cliente, pode editar todos os campos, mesmo os que dizem "Apenas disponível na versão Plus"


O que é isso de Versão PLUS?

A versão PLUS é o nosso Plano com mais opções de configuração


Mas o que é que é isso dos planos?

Os planos é a forma mais simples que a LAWRA arranjou para possibilitar aos seus Clientes advogados uma forma de poderem subscrever serviços adicionais sem que tenha que aderir a funcionalidades individualmente.


Mas que planos existem e quais as suas vantagens?

Os planos nossos planos são os seguintes:

PLANO AUTOMÁTICO: Este plano, como o próprio nome indica, é automaticamente por nós criado, para que mesmo não fazendo parte da comunidade, possa, para além de ter a sua página pessoal LAWRA (www.lawra.com/SeuNomeProfissional), e assim poder aparecer na listagem de pesquisas dos utilizadores.

A informação que é disponibilizada por este plano e que consta na página pessoal LAWRA do utilizador é a seguinte:

- Nome profissional

- Número da cédula profissional

- Informação de há quanto tempo está inscrito na Ordem dos Advogados

- Morada do escritório c/ mapa

Este plano surge da necessidade de lhe facilitarmos a adesão à Plataforma LAWRA nesta fase inicial.

Por imposição legal, este plano irá deixar de existir no dia 24 de Maio de 2018.

PLANO FREE: Este plano, gratuito, para além das funcionalidades presentes no PLANO AUTOMÁTICO, possibilita ao utilizador Advogado poder personalizar a sua conta com algumas informações de carácter profissional e bem assim possibilita que preste serviços jurídicos online, com ou sem agendamento. A informação passível de ser personalizada é a seguinte:

- Fotografia no perfil

- Informação sobre si e sobre os serviços que presta

- Idioma falado

- Áreas de prática

- Honorários dos serviços a prestar online

Para além da informação acima indicada pode ainda:

- Prestar consultas telefónica online a qualquer momento através do "Falar Já"

- Prestar consultas telefónicas online por agendamento

- Agendar pela plataforma consultas presenciais no seu escritório

- Publicar artigos no Blog

PLANO PLUS: Este plano, pago mensalmente, tendo um valor de €79,95, permite-lhe personalizar mais informações para além das constantes do PLANO FREE, nomeadamente as seguintes:

- Adicionar mais que uma morada de escritório, passando essa informação a estar visível para o utilizador no separador "Moradas" na sua página pessoal LAWRA. A morada principal será aquela que aparecerá no mapa no topo da sua página pessoal LAWRA

- Adicionar um título ao sobre si ao seu perfil para passando essa informação a estar visível na página principal do seu perfil, podendo destacar-se dos restantes perfis

- Adicionar áreas de especialização o separador "Áreas de Prática" na sua página pessoal LAWRA

- Adicionar a "Sociedade de Advogados à qual pertence", se aplicável, passando essa informação a estar visível no passaporte sua página pessoal LAWRA

- Adicionar mais que um idioma para o qual esteja habilitado, com a possibilidade de indicar se é nativo passando essa informação a estar visível no passaporte sua página pessoal LAWRA

- Adicionar a sua informação curricular, como seja "cursos" , "prémios" , "clientes" , "associações" , "casos mediáticos" , "palestras/conferências" , "publicações", passando essa informação a estar visível no separador "Curriculum" no passaporte sua página pessoal LAWRA.

- Eliminação da exibição de outros advogados no seu perfil.

- Badge PLUS na sua fotografia bem como moldura dourada no seu passaporte, quer na sua página pessoal LAWRA, quer no resultado da pesquisa, assim visualmente o diferenciando.

-Exibição aleatória do seu perfil nos perfis que não sejam PLUS bem como no início das pesquisas. - oferta desta funcionalidade até 31/05/2018, nessa data terá de subscrever o Extra Recomendações


Mas que informações em concreto posso configurar na MINHA CONTA?

Pode configurar os seguintes campos:

"Título" , "Morada do Escritório" , "Adicionar mais que uma Morada do Escritório" , "Telefone do Escritório" , "Telemóvel" , "Dados de Facturação" , "Dados do Perfil LAWRA" (título, sobre mim) , "Áreas de Actuação" , "Áreas de Especialização" , "Honorários" (consulta presencial, consulta telefónica, consulta sem agendamento), "IBAN" , "Idioma" , "Adicionar mais que Idioma" , "Informação Curricular" (cursos, prémios, clientes, associações, casos mediáticos, palestras/conferências, publicações)

Pode ainda "Alterar a sua Password" ou "Apagar a sua Conta LAWRA"


Mas posso configurar qualquer desta informação ?

Sim pode configurar qualquer desta informação, no entanto se alguma da informação for exclusiva para Plano PLUS, esta não ficará visível no seu perfil PLUS


Apareceu-me uma barra vermelha no topo a informar "Preencheu campos exclusivos que só estarão visíveis no seu perfil após subscrever o Plano Plus" Que quer isto dizer?

Isto é um alerta para o informar que preencheu pelo menos um campo exclusivo do Plano Plus e que, embora o tenha preenchido, nenhum utilizador o poderá ver pois só após aderir ao Plano Plus é que passará a estar visível.


Como faço para eliminar esse alerta?

A únicas formas de eliminar esse alerta são, ou subscrever o Plano Plus ou eliminar da sua conta todos os campos que são exclusivos desse Plano e gravar essa informação no final da página no botão "Gravar".


E se optar por aderir ao Plano Plus, a informação exclusiva desse Plano ficará imediatamente visível ou terei de aguardar algum tempo?

Após a adesão e a confirmação do seu pagamento a visualização dessa informação por parte de quem visitar o seu perfil é imediata.


Qual a periodicidade em que ocorre esse pagamento?

O pagamento é debitado mensalmente, pelo que até cancelar a sua subscrição, a mesma permanecerá activa.


Cancelei a minha subscrição, no entanto verifico que continuo com o Plano Plus, o que se passa?

Efectivamente a subscrição continuará activa até ao dia anterior em que seria renovada. Não se preocupe que não pagará mais por isso. Apenas ainda está a usufruir da mensalidade do serviço pago.


Porque é necessário configurar o meu título?

O seu título é necessário para que a plataforma o possa tratar condignamente, poderá escolher entre "Dr." , "Dra." , "Prof. Doutor" , "Prof.ª Doutora".


O que deverei escrever no "sobre mim"?

Poderá escrever o que desejar, porém aconselhamos que o faça com recurso a uma linguagem simples e acessível.

Não deverá colocar qualquer contacto seu seja telefónico ou email.


Porque é que nas áreas de prática aparecem temas/assuntos?

A LAWRA é uma plataforma voltada para o utilizador e é precisamente a pensar nele que decidimos desmistificar as áreas de prática. São poucos os cidadãos que sabem que um determinado assunto se enquadra numa determinada área de prática, pelo que para além de poder seleccionar uma área de prática em específico poderá ainda selecicionar temas ou assuntos individualmente que pretenda prestar serviço.


Porque é que não posso seleccionar todas as áreas de prática como sendo de especialização?

Não somos nós quem decide quais as áreas de prática que são definidas como sendo de especialização.

Essa atribuição vem definida no Regulamento Geral das Especialidades (Regulamento n.º 9/2016 (Série II), de 6 de janeiro de 2016), pelo que limitámos a selecção das áreas de especialização ao tipo de áreas efectivamente reconhecidas como tal. Com isso estamos também a contribuir para boas práticas de informação.


Sim, mas fiz uma pós-graduação ou Doutoramento numa determinada área que não é considerada especialização, como posso informar disso a quem visita a minha página?

Poderá informar através do Curriculum, podendo colocar toda essa informação de forma quase ilimitada.


O que é isso de honorários (serviços online)?

Aqui poderá definir qual os valores que pretende cobrar à hora.


Que serviços são esses que posso prestar online?

Poderá prestar 3 tipos de serviços:

- "consulta presencial"

- "consulta telefónica"

- "consulta sem agendamento" ou "falar já"


O que é isso de Consulta presencial e qual o seu valor ?

A consulta presencial é a possibilidade de alguém agendar uma consulta presencial no seu escritório, utilizando a nossa plataforma para fazer esse agendamento.

O valor da consulta é você em decide.


Como definir e activar a consulta presencial?

Deverá indicar o valor que pretende cobrar à hora, sendo que no caso de um Cliente pretender uma consulta presencial será este o valor que a LAWRA lhe cobrará por 60 minutos.

Certifique-se que o "toggle" (interruptor) da consulta presencial está verde para poder prestar este tipo de serviço online.


Como funciona a consulta presencial?

Assim que existir um Cliente interessado neste tipo de consulta e após pagamento, irá receber uma informação no seu email a indicar duas datas em que o Cliente se encontra disponível. Só tem de escolher e definir um horário.

Nesse dia e hora o Cliente dirigir-se-á ao seu escritório cuja a morada é a que consta no seu perfil (morada principal) à data da marcação da consulta.


Então o Cliente paga tudo à LAWRA? Não tenho de ter multibanco ou trocos quando vier ao meu escritório?

Sim todo o pagamento é feito com a máxima segurança directamente na nossa plataforma, não tem de se preocupar com absolutamente nada.


Qual o valor que LAWRA cobrará pela prestação da consulta presencial?

A LAWRA só cobrará uma taxa se efectivamente existir algum agendamento, ou seja não será taxado apenas por disponibilizar o serviço.

As nossas taxas dependem de uma conjugação de factores, que vai desde o número de minutos a ser prestado, ao pagamento e ao Plano em que se encontra.

Poderá consultar o valor que irá ser taxado, "na minha conta" no campo "honorários (serviços online,) imediatamente abaixo do valor que vier a inserir.


Mas tem lá dois valores por baixo da prestação da consulta presencial, qual se aplica?

Depende do tipo de plano em que se encontrar. Se tiver o Plano PLUS essas taxas são significativamente mais baixas.


A LAWRA passa-me alguma factura do valor dessa taxa?

Como funciona?

Sim, até ao final do dia útil seguinte receberá no seu email a nossa factura referente às taxas de serviço por nós cobradas.

Esse valor incluí IVA pelo que, se for caso disso, poderá utilizá-las para efeitos fiscais.


No caso do Cliente cancelar o agendamento presencial, como funciona? Existe reembolso?

Depende de, se já ter existido ou não a sua confirmação para o agendamento, sendo que no caso de não ter existido, esse reembolso é automático, no caso de já ter confirmado sua consulta, será você em decide se pretende ou não fazer reembolso ou reagendar para outra data.

No caso de reembolso a LAWRA não cobrará qualquer valor, nem a si, nem ao Cliente, pelo que a última palavra é sua.


Tive de fazer uma carta a pedido do Cliente? Esse valor está incluído nos 60 minutos subscritos pelo este?

Os serviços que estão incluídos no valor pago pelo Cliente é a consulta presencial. Qualquer trabalho extra, seja uma carta ou tempo para além dos 60 minutos, ficará ao seu critério se deverá ou não cobrar por isso.

Se o fizer, a LAWRA nada tem com isso, pelo que esse valor deverá ser-lhe pago directamente no seu escritório.

Apenas aconselhamos, para evitar mal entendidos, que antes de qualquer "extra" avise o Cliente.


Tenho de passar alguma factura ao Cliente da consulta presencial? Qual o valor? Com IVA ou sem IVA?

Sim, deve passar uma factura no valor total da consulta presencial (com as nossas taxas incluídas) no prazo máximo de 5 dias úteis após a prestação do serviço. Aconselhamos a que o faça no dia em que tiver lugar a consulta presencial.

Esse valor deverá ser com IVA caso se encontre no regime de IVA, e sem IVA caso não se encontre no regime de IVA.


Como posso levantar o valor referente à consulta presencial prestada ao Cliente?

Poderá fazer esse levantamento individualmente ou em conjunto com outros valores que tenha a receber.

Para isso deve clicar em "CONTA-CORRENTE" e no final da página seleccionar "TRANSFERIR SALDO" devendo posteriormente indicar qual o valor que pretende resgatar e o IBAN para o qual pretende fazer esse resgate.

O valor será creditado no prazo máximo de 3 dias úteis.

Atenção: O IBAN aqui introduzido tem de ser igual ao indicado por si na "minha conta".


O que é isso de Consulta telefónica e qual o seu valor ?

É a possibilidade de um Cliente poder agendar consigo uma consulta telefónica, com um tempo pré-definido por si, com a garantia de que o valor a pagar será sempre de €25,00.


Como definir e activar a consulta telefónica?

Deverá indicar o valor que pretende cobrar à hora, sendo que actualmente só dispomos de consultas no valor de €25,00, sendo esse o valor que utilizaremos para fazer um rácio ao valor hora / minutos.

Verifique em baixo o número de minutos a atribuir de acordo com o valor inserido.

Certifique-se que o "toggle" (interruptor) da consulta telefónica está verde para poder prestar este tipo de serviço online.


Como funciona a consulta telefónica?

Assim que existir um Cliente interessado neste tipo de consulta e após pagamento, irá receber uma informação no seu email a indicar duas datas em que o Cliente se encontra disponível. Só tem de escolher e definir um horário.

Nesse dia e cerca de 1 hora antes do agendamento receberá uma sms com um link que só deverá activar/clicar à hora indicada. O link só fica activo 15 minutos antes da hora agendada.

Esse link é único e tem uma validade de 20 minutos podendo ser utilizado quantas vezes quiser até ao limite do período contratado.


Estou a ver que o tempo se está a esgotar e que não vou a tempo de terminar a consulta, posso trocar contacto telefónico /email com o Cliente?

Na realidade tem mais 1 minuto do que aqueles que o Cliente contratou pelo que poderá utilizá-los para convenientemente se despedir do Cliente e/ou caso haja necessidade re-agendar nova consulta, ou até precipitar a conclusão da consulta.

Não lhe disponibilizamos qualquer contacto do Cliente, quer seja telefónico, quer seja de email, por questões relacionadas com a privacidade e protecção daqueles dados pessoais, pelo que, pelos mesmos motivos não deverá solicitá-los até ter uma consulta presencial com ele. Sugerimos que indique ao Cliente que poderá voltar a entrar em contacto consigo através do agendamento de consulta telefónica.

Igualmente não deve facultar ao cliente dados que permitam a este estabelecer contacto directo consigo, ou com o seu escritório (até porque sempre o poderá fazer agendando uma consulta presencial, ou uma nova consulta telefónica.

Estas questões da troca de contactos entre cliente e advogado e vice-versa, não são de somenos importância pois a observância deste princípio constituirá também para si, uma garantia de recebimento dos honorários a que a efectivamente tenha direito numa consulta em qualquer das referidas modalidades. Não valerá a pena arriscar até ter a possibilidade de conhecer pessoalmente o cliente numa consulta presencial que este venha a marcar (e que será previamente paga), decidindo depois se é ou não de aprofundar a troca de contactos.

Aleatoriamente convidamos os utilizadores a responderem a um questionário sobre a qualidade do seu atendimento para efeitos estatísticos onde também será avaliado se solicitou alguns dados pessoais de contacto ao Cliente durante a chamada telefónica.


A chamada desligou-se e já cliquei no link umas quantas vezes e recebo sempre mensagem de erro porquê?

Certamente, esgotou os minutos disponíveis.


Qual o valor que LAWRA cobrará pela prestação da consulta telefónica?

A LAWRA só cobrará uma taxa se efectivamente existir algum agendamento, ou seja não será taxado apenas por disponibilizar o serviço.

As nossas taxas dependem de uma conjugação de factores, que vai desde o número de minutos a ser prestado, ao pagamento e ao Plano em que se encontra.

Poderá consultar o valor que irá ser taxado, "na minha conta" no campo "honorários" (serviços online) imediatamente abaixo do valor que vier a inserir.


Mas tem lá dois valores por baixo da prestação da consulta telefónica, qual se aplica?

Depende do tipo de plano em que se encontrar. Se tiver o Plano PLUS essas taxas são as significativamente mais baixas.


No caso do Cliente cancelar ou não atender o agendamento telefónico, como funciona? Existe reembolso?

Depende do momento em que o fez e se o(a) Advogado(a) chegou a clicar no link que lhe enviámos para despoletar o início da chamada.

Sempre que esse link seja activado, para a LAWRA o serviço foi efectuado com sucesso, independentemente da chamada ter sido realizado ou não, pelo que as taxas de prestação de serviço passam a ser devidas.

No caso do Cliente não atender, recomendamos que vá tentando estabelecer contacto com ele, clicando no link que lhe enviámos por mensagem. Pode fazê-lo as vezes que quiser. O registo (hh:mm:ss) dessas chamadas será importante para indicar ao Cliente que o tentou contactar.

Se pretender reembolsar o cliente e/ou reagendar para outro dia, tenha ciente que após activação do link a LAWRA não reembolsará quaisquer valores referentes a taxas de prestação de serviço pelo que, ao querer fazê-lo esses valores serão por si suportados.


Tenho de passar alguma factura ao Cliente da consulta telefónica? Qual o valor? Com IVA ou sem IVA?

Sim, deve passar uma factura no valor total da consulta telefónica (com as nossas taxas incluídas) no prazo máximo de 5 dias úteis após a prestação do serviço.

Esse valor deverá ser com IVA caso se encontre no regime de IVA, e sem IVA caso não se encontre no regime de IVA.


Como envio a factura da consulta telefónica se não tenho os dados do Cliente e/ou o seu email?

Também a sua privacidade para nós é uma prioridade pelo que desenvolvemos a nossa plataforma de forma a que possa enviar a sua factura sem a ter de enviar do seu email.

Assim, deve clicar em Conta-corrente, seleccionar o Cliente que pretende passar a factura/recibo ou "recibo verde" e adicionar essa factura seleccionando o ficheiro no seu computador.

Os dados que deve utilizar na emissão da factura ou "recibo verde" são os que lhe enviámos por email logo após ter clicado no link de inicialização da chamada.


Como posso levantar o valor referente à consulta telefónica prestada ao Cliente?

Poderá fazer esse levantamento individualmente ou em conjunto com outros valores que tenha a receber.

Para isso deve clicar em "CONTA-CORRENTE" e no final da página seleccionar "TRANSFERIR SALDO" devendo posteriormente indicar qual o valor que pretende resgatar e o IBAN para o qual pretende fazer esse resgate.

O valor será creditado no prazo máximo de 3 dias úteis.

Atenção: O IBAN aqui introduzido tem de ser igual ao indicado por si na "minha conta".


O que é isso de consulta sem agendamento e qual o seu valor ?

A consulta sem agendamento, que na nossa plataforma é designada por "Falar Já" é o serviço que lhe possibilitará estar disponível imediatamente para ser contacto por um Cliente no período horário que definir, sem agendamentos.


Como activar a consulta sem agendamento?

É muito simples. Ao contrário dos restantes serviços não precisa de ser configurado com qualquer valor, pois, o preço a cobrar ao cliente será sempre de €25,00, por 15 minutos, apenas terá de ligar o "toggle" (interruptor) da consulta sem agendamento e já está!


Mas não posso definir o momento em que quero prestar essa consulta sem agendamento?

Pode na aba "gerir agendamento" na minha conta ou no passaporte lateral do Advogado definir quando pretende prestar este serviço se no horário "laboral" , "pós-laboral" , "nocturno" , "24 horas" ou ainda num horário específico, bastando para tal "personalizar o horário".


Então eu posso definir que quero estar 24h por dia disponível na consulta sem agendamento, quando acontecer atendo, quando não acontecer não atendo?

Aconselhamos a que não o faça pois o sistema faz um rácio, através de um algoritmo complexo, das vezes em que tem o "toggle" (interruptor) ligado, do número de vezes que clica no link da mensagem e do tempo que demora a fazê-lo, pelo que essa situação poderá prejudicá-lo a médio-longo prazo, fazendo mesmo que nunca mais venha a ser seleccionado.

Aconselhamos sempre o Advogado a desligar o "toggle" (interruptor) quando verifique que não consegue prestar o serviço sem agendamento ou que defina a sua disponibilidade para um horário em que por norma esteja disponível.


Como funciona a consulta sem agendamento (Falar Já)?

Assim que existir um Cliente interessado neste tipo de consulta e após este efectuar o pagamento, poderá receber uma mensagem de texto com um link que deverá clicar para poder aparecer na monitor do Cliente. Terá 2 minutos para o fazer.

Findo esse prazo o Cliente terá cerca de 1 minuto para poder seleccionar o(a) Advogado(a) que pretende. Se não o fizer o sistema aleatoriamente seleccionará um(a) Advogado(a) para o Cliente.

O(a) Advogado(a) seleccionado receberá um novo link, desta feita para iniciar de imediato a chamada. Esse link único, que tem uma validade de 20 minutos, poderá ser utilizado quantas vezes quiser até ao limite dos 15 minutos contratados.


Estou a ver que o tempo se está a esgotar e que não vou a tempo de terminar a consulta, posso trocar contacto telefónico /email com o Cliente?

Na realidade tem mais 1 minuto do que aqueles que o Cliente contratou pelo que poderá utilizá-los convenientemente se despedir do Cliente e/ou caso haja necessidade re-agendar nova consulta, ou até para precipitar a conclusão da consulta.

Não lhe disponibilizamos qualquer contacto do Cliente, quer seja telefónico, quer seja de email, por questões relacionadas com a privacidade e protecção daqueles dados pessoais, pelo que, pelos mesmos motivos não deverá solicitá-los até ter uma consulta presencial com ele.

Sugerimos que indique ao Cliente que poderá voltar a entrar em contacto consigo através do agendamento de consulta telefónica.

Aleatoriamente convidamos os utilizadores a responderem a um questionário sobre a qualidade do seu atendimento para efeitos estatísticos onde também será avaliado se solicitou alguns dados pessoais de contacto ao Cliente durante a chamada telefónica.


A chamada desligou-se e já cliquei no link recebido da consulta sem agendamento, umas quantas vezes e recebo sempre mensagem de erro porquê?

Possivelmente, esgotou os minutos disponíveis.


Qual o valor que LAWRA cobrará pela prestação da consulta sem agendamento (Falar Já)?

A LAWRA só cobrará uma taxa se efectivamente existir algum agendamento, ou seja não será taxado apenas por disponibilizar o serviço.

As nossas taxas dependem de uma conjugação de factores, que vai desde o número de minutos a ser prestado, no caso em concreto 15 minutos, ao pagamento e ao Plano em que se encontra.

Poderá consultar o valor que irá ser taxado, "na minha conta" no campo "honorários (serviços online) imediatamente abaixo do valor que vier a inserir.


Mas tem lá dois valores por baixo da prestação da consulta sem agendamento (Falar já), qual se aplica?

Depende do tipo de plano em que se encontrar. Se tiver o Plano PLUS essas taxas são as significativamente mais baixas.


No caso do Cliente cancelar ou não atender a consulta sem agendamento, como funciona? Existe reembolso?

O serviço sem agendamento "Falar Já" por ser um serviço urgente não admite qualquer reembolso, pelo que a não utilização do serviço pelo utilizador não dá direito a qualquer reembolso.

No caso do Cliente não atender, recomendamos que vá tentando estabelecer contacto com ele, clicando no link que lhe enviámos na última mensagem. Pode fazê-lo as vezes que quiser. O registo (hh:mm:ss) dessas chamadas será importante para indicar ao Cliente que o tentou contactar.

Se pretender reembolsar o cliente e/ou reagendar para outro dia, tenha ciente que após activação do link a LAWRA não reembolsará quaisquer valores referentes a taxas de prestação de serviço, pelo que ao querer fazê-lo esses valores serão por si suportados.


Tenho de passar alguma factura ao Cliente da consulta sem agendamento (Falar Já)? Qual o valor? Com IVA ou sem IVA?

Sim. Deve passar uma factura no valor total da consulta telefónica sem agendamento (com as nossas taxas incluídas) no prazo máximo de 5 dias úteis após a prestação do serviço.

Esse valor deverá ser com IVA caso se encontre no regime de IVA, e sem IVA caso não se encontre no regime de IVA.


Como envio a factura da consulta sem agendamento (Falar Já) se não tenho os dados do Cliente e/ou o seu email?

Também a sua privacidade para nós é uma prioridade pelo que desenvolvemos a nossa plataforma de forma a que possa enviar a sua factura sem a ter de enviar do seu email.

Assim, deve clicar em Conta-corrente, seleccionar o Cliente que pretende passar a factura/recibo ou "recibo verde" e adicionar essa factura seleccionando o ficheiro no seu computador.

Os dados que deve utilizar na emissão da factura são os que lhe enviámos por email logo após ter clicado no link de inicialização da chamada.


Como posso levantar o valor referente à consulta sem agendamento (Falar Já) prestada ao Cliente?

Poderá fazer esse levantamento individualmente ou em conjunto com outros valores que tenha a receber.

Para isso deve clicar em "CONTA-CORRENTE" e no final da página seleccionar "TRANSFERIR SALDO" devendo posteriormente indicar qual o valor que pretende resgatar e o IBAN para o qual pretende fazer esse resgate.

O valor será creditado no prazo máximo de 3 dias úteis.

Atenção: O IBAN aqui introduzido tem de ser igual ao indicado por si na "minha conta".


Um Advogado também pode ser Cliente?

Ou precisa de criar uma conta de Cliente?

Efectivamente um Advogado também pode ser Cliente sem ter necessidade de criar uma conta Cliente.


Quero alterar a minha password, como faço ?

- Faça Log-in

- Uma vez feito Log-in, no seu passaporte do lado esquerdo, clique no botão verde "A MINHA CONTA"

- No fim da página, clique em "DESEJA ALTERAR A SUA PASSWORD?".

- Preencha a nova password que desejar

- Relembramos-lhe que a sua password deve conter pelo menos 6 caracteres, composta por letras em maiúsculas e/ou minúsculas, números e/ou caracteres especiais.


Posso eliminar a minha conta na LAWRA?

Sim pode. Para eliminar a sua conta na LAWRA terá de:

- Fazer Log-in

- Uma vez feito Log-in, no seu passaporte do lado esquerdo, clique no botão verde "A MINHA CONTA"

- No fim da página, clique em "DESEJA ELIMINAR A SUA CONTA NA LAWRA?".

- Preencha o seu email e a password que costuma utilizar para entrar na sua conta, caso não se lembre da sua password poderá criar uma nova, fazendo logout da sua conta e seleccionar "ESQUECEU-SE DA SUA PASSWORD", na página de LOGIN da plataforma.

- Uma vez criada a nova password já poderá inserir esses dados no "DESEJA ELIMINAR A SUA CONTA NA LAWRA?", juntamente com o seu email.

- Irá abrir uma janela a solicitar a sua confirmação para apagar a sua conta, informando-o que todos os seus dados serão definitivamente eliminados, perdendo-os para sempre.


Se eliminar a minha conta, perco mesmo tudo?

Sim, ao eliminar a sua conta na LAWRA, deixa de existir para nós enquanto utilizador, digamos que é um direito que lhe assiste, o direito ao "esquecimento".

Nunca mais poderemos recuperar qualquer informação relacionada consigo, e/ou com os serviços que prestou e/ou qualquer informação relativa a pagamentos que tenha a receber na plataforma.

Toda e qualquer a informação relacionada com um utilizador eliminado, será permanentemente e definitivamente eliminada da nossa base de dados, pelo que, até para nós, qualquer recuperação é impossível.

Atenção:Não será possível apagar a sua conta se tiver facturas por passar.


O que são os BLOGS?

A LAWRA possibilita a democratização do direito o que também é notório na divulgação de blogs que alguns advogados alimentam. A Lawra pretende informar os seus utilizadores de todos os temas jurídicos que decorrem do dia à dia. A pesquisa é feita por tema, assim temos a certeza de que conseguirá sempre encontrar um artigo do seu interesse. Bem longe dos incansáveis textos jurídicos da gíria dos advogados aqui poderá ler artigos simples, e de leitura rápida. Cada artigo detém uma previsão do tempo de leitura, não perca tempo! Ganhe tempo, manter-se informado é a base para se manter longe dos problemas.


Quem pode publicar um artigo no blog?

Apenas os Advogados podem publicar artigos no blog.


Que temas existem?

 

Como já referimos este é o primeiro blog jurídico pensado exclusivamente para o utilizador e por isso mesmo também queremos ser inovadores na forma como categorizamos os temas, divido-os assim por:

- Atualidade

- Bizarro

- Dinheiro

- Direitos

- Quotidiano

- Relacionamentos


A LAWRA é responsável pelo conteúdo dos artigos publicados?

Uma vez que os advogados são profissionais acreditados e inscritos na Ordem dos Advogados, estes são totalmente responsáveis pelas suas produções intelectuais. A LAWRA em nada tem que ver com o conhecimento técnico do Direito, sendo apenas o meio para fazer chegar um cliente a um advogado. Just find a lawyer!


Após publicar um artigo verifico que não ficou logo disponível porque?

Vamos tratar da sua imagem de forma a que o seu artigo fique mais apelativo para os olhos de quem o vai ler. Em menos de nada estará publicado e com os devidos créditos autorais.

Assim que for publicado receberá um email a informá-lo dessa situação